Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

De quanto em quanto tempo preciso visitar o dentista?



Talvez uma das maiores dúvidas dos pacientes é: "quantas vezes preciso ir ao dentista por ano?".

Antes de falar sobre periodicidade, devemos esclarecer os motivos das visitas ao dentista.

Infelizmente, no Brasil, as pessoas ainda tem o hábito de ir ao dentista quando algo incomoda; dor de dente, fraturas e sangramentos gengivais são as maiores causas de busca por um dentista.

Por que este hábito é incorreto?

Praticamente todos os problemas bucais surgem sem causar incomodo. A cárie, a inflamação na gengiva, as trincas nos dentes, o mau hálito, todos esses processos surgem na boca sem causar nenhum incomodo. Quando a dor de dente, o sangramento ou o mau hálito surgem, significa que os processos já estão numa fase avançada, podendo causar um aumento no valor e na complexidade do tratamento. Este é o primeiro motivo para visitarmos o dentista periodicamente.

O segundo motivo é a manutenção do tratamento já realizado. Próteses e restaurações não duram para sempre e precisam ser trocadas. Muitas vezes o paciente realiza tratamentos grandes com restaurações, canais e próteses e abandona o dentista mais uma vez. Se o paciente não realizar reavaliações e manutenção de seu tratamento, o risco de ele ter que pagar por um tratamento completo mais uma vez é enorme. Todo procedimento Odontologico necessita de manutenções!

Mas qual é o período correto para visitar o dentista?

O correto é realizar reavaliações (após o término do tratamento) a cada 6 meses. Em alguns casos extremos de grandes problemas gengivais, é preconizado um retorno a cada 3 meses, mas isso vai depender muito do tratamento proposto pelo seu dentista!

Se você visitar seu dentista a cada 6 meses, você ira evitar que duas coisas aumentem durante o tratamento; a dor e o valor!

Dr. Thiago Gimenes Martins
CROSP 96983




Nenhum comentário:

Postar um comentário