Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Atenção dos Pais Aumenta Chances de Diagnóstico do Bruxismo entre Crianças

Ranger dos dentes já é o 3º motivo a levar crianças ao consultório, diz USP.



A percepção dos pais em relação aos cuidados que os filhos têm com os dentes ajuda a diagnosticar mais cedo o bruxismo – aquele hábito de apertar e ranger os dentes principalmente durante o sono. Muito comum entre adultos, ele vem se manifestando cada vez mais entre crianças e já é a terceira causa a motivar a ida à clínica da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da USP (Universidade de São Paulo), ficando atrás apenas da cárie e de traumatismos dentais.



De acordo com a especialista da USP Kranya Victoria Díaz-Serrano, que lidera estudos sobre distúrbios desse tipo entre a população infantil, a intervenção dos pais aumenta as chances de um diagnóstico precoce, da interceptação do problema e, consequentemente, de um tratamento coerente.

- Antes eram os profissionais que, numa consulta por outro motivo, notavam que a criança estava rangendo os dentes. Agora é a família que percebe o problema e procura ajuda.

Embora ainda não existam dados sobre o número de crianças afetadas pelo problema, estima-se que cerca de 30% dos brasileiros sofram com isso. Aparentemente inofensivo, o bruxismo leva ao desgaste do esmalte do dente, podendo provocar intensas dores de cabeça.

Segundo informações da Agência USP de Notícias, além do perfil psicológico do paciente, a universidade estuda a importância da genética para a ocorrência do distúrbio e os hábitos alimentares das pessoas afetadas.

- Nós nos perguntamos se hábitos como mascar chiclete ou roer unhas podem ter alguma relação com a doença, como apontam as tendências, mas não existe comprovação científica para isso.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário